sábado, dezembro 31, 2005


2006... don't worry be happy!

promessas para 2006 ( apesar de dizerem que, quem promete não cumpre ) : vou aprender a administrar melhor meu dinheiro, vou voltar a fazer ginástica, vou me alimentar mais decentemente, vou beber mais água, vou procurar um curso de francês, vou tentar me irritar menos. é isso aí. se conseguir realizar pelo menos metade desta listinha básica, 2006 vai terminar no lucro.

tirei o celular da bolsa e liguei: 22753300. alô? a alba está? não, aqui não tem ninguém com este nome não. eu não estava.

***

e se eu tivesse nascido em saturno?

***

conversei muito com a.c. ela sente medo e não sabe porque. carlos castaneda em a erva do diabo diz que nosso primeiro e mais temido inimigo é o medo. atualmente considero carlos castaneda e paulo coelho a mesma coisa mas, ele tem razão. o medo pode ser seu aliado se você souber usá-lo em seu benefício mas pode ser seu pior inimigo realmente, se você o deixar dominar suas ações. a.c. está com medo e a vida está lá...passando pela janela. te amo viu?
***
eu adoro papelaria. caderno para mim é quase uma tara. se entro numa destas papelarias modernosas fico a beira da loucura. quando eu era garota, comprava cadernos até quando não precisava. acho que vou voltar a fazer minha coleção de cadernos. o primeiro vai ser um da bela adormecida que vi outro dia. tem jeito não. eu não cresço.
***
situação ridícula: estou lendo e de repente surge sabe-se lá de onde uma destas micro formiguinhas que estão em todo o lugar, na lente do meu óculos. o mais ridículo é tentar esmagar o ser microscópico e não conseguir e, quando finalmente consegue, o faz bem no meio da lente...levanta, busca lenço de papel...e a leitura vai pras cucuias.
***

aonde você estava há vinte anos atrás? aonde você está agora?

***


EPA HEI! 2oo6 é o ano de Iansã! quando eu tinha uns vinte anos fui numa destas casas de candomblé com uma grande amiga. assim que entrei a senhora que atendia veio direto a mim e disse: você é filha de iansã com ogum. ouvi, achei legal mas não foi algo que naquele momento tenha me impressionado muito...mas com o passar do tempo, fui localizando em mim, características desta entidade tão poderosa. é uma guerreira e assim como ela sou passional, audaciosa, alegre, agitada, líder, vaidosa, às vezes vingativa e muito, muito irritável. ao contrário da grande maioria das pessoas adoro ouvir o som dos raios e dos trovões e já tomei muito banho de chuva. não estou dizendo? 2006 promete!

sexta-feira, dezembro 30, 2005

na passagem de ano de 2003 para 2004, estávamos todos em casa na varanda assistindo os fogos, em geribá. minha mãe estava sentada numa cadeira no canto da varanda. estávamos meio brigadas. olhei para ela e não a abracei. dizem que não devemos nos arrepender de nada nesta vida. falso. me arrependo profundamente deste abraço que não dei. aquele ano novo era o nosso último ano novo juntas. hoje, eu daria um ano inteiro da minha vida para abraçá-la e sentir seu cheiro.
somos todos absolutamente ignorantes. não discuta. você também é ignorante. e isto não é de todo mal. sob certo aspecto chega a ser uma dádiva.

ontem à noite, assisti a propaganda do psol. partido da senadora heloísa helena. e era ela mesma que estava no tal anúncio. gosto muito desta mulher. num determinado instante do seu discurso, ela deu um sorriso, deixou escapar um olhar que me fez pensar que ela é exatamente aquilo que eu estava vendo na tv. nas últimas eleições anulei meu voto. mas nestas, as de 2006 vou votar nela: heloisa helena pra presidente da república. mesmo sabendo que ela não vencerá.
***
o programa do falabella ontem, era um sai de baixo re-paginado. dei umas risadinhas. apesar de meio repetitivo o cara sabe me fazer rir. agora, o diogo vilella estava de dentadura ou foi impressão minha?
***
vem cá, o que será que a globo tem na cabeça quando coloca leticia spiller e thiago lacerda juntos? desespero?
***
o que será que o andré vai fazer com a julia? será que ele é muito mal ou só um pouquinho mal?
e, como será que uma grande executiva como a julia pode ter um ar tão bonzinho, tão bocozinha?
gloria pires não fica muito bem boazinha, apesar de ser uma grande atriz.
***
vamos combinar, você herda uma fortuna do seu marido. sua filha também. mas prefere ficar pobre, dura mesmo. é difícil de engolir, mesmo sendo novela global não é?
***
quem será o filho da bia falcão? dizem que o personagem já está no ar. o paschoal não pode ser porque já andou dando uns amassos na safira, o andre casou com a julia, o cemil é filho do nikos...gente, será que é o jamanta?
***
2006 começa a meia-noite ou à uma da manhã? devo comemorar duas vezes? detesto horário de verão!


claudia palpiteira falou e fui lá correndo... acabei de assistir no globo media center a entrevista que o tarólogo e vidente joão rosa deu a ana maria braga hoje pela manhã. segundo joão, a partir de 01 de janeiro de 2006 às 00:01 será aberto um portal espiritual com são miguel na sua entrada. este portal é aberto a cada cinco mil anos. são miguel é o anjo do arrependimento e da justiça. o portal será fechado no dia 31 de março de 2006. este, pelo o que compreendi é o tempo do arrependimento, do perdão, do amor. no momento em que joão deu este depoimento, fiquei arrepiada da cabeça aos pés. olha aí o extraordinário do qual estava falando...como eu não vou estar por aqui daqui a cinco mil anos....

não sei muito bem o que escrever. no colégio eu tinha um professor de química que sempre dizia pra escrevermos somente o necessário quando não soubéssemos muito bem um assunto...o balú do mogli também diz isso quando canta ' necessário somente o necessário o extraordinário é demais'! então, vou sair de fininho por enquanto...mais tarde eu volto. de repente, com alguma coisa extraordinária!

quinta-feira, dezembro 29, 2005


está decidido. este ano eu vou de azul.








( ilustração by mariana massarani ).

estou me sentindo suspensa.

it's getting better.

o correio não chega.

preciso comprar incenso, velas para meu anjo da guarda e alfazema.

não sei que cor usar.

gosto de vermelho. somente no ano novo.

está muito sol. sou muito branca. estou ardida. e se aqui nevasse?

saudades da minha mãe do meu pai. vou passar meus vhs para dvd. esquecer a voz de quem se ama é covardia. não é maldade. não é uma tristeza. não é tudo isso junto.

no fundo a vida de todo mundo é igual. o básico é igual. sofá, mesa de centro, mesinhas laterais, mesa de jantar, cama, mesa de cabeceira...necessidades fisiológicas e biológicas também.

acordar, dormir, comer, ir ao banheiro, tomar banho.

pagar contas no banco senão cortam a luz, o gás, o telefone, a água, a sky, o plano de saúde.

meu dinheiro está no banco e o gerente me trata como se estivesse fazendo um favor. vem cá, eu não colaboro com o pagamento do salário dele? o banco do brasil é amigo do valério mas não é meu amigo.

eu não colaboro com o salário do lula? e se todos nós não pagássemos mais nenhum imposto?

e se eu falar na cara do lula que eu acho ele um m... será que me prendem? vem cá, não vivemos uma democracia?

meu marido é italiano. fala mais alto do que o normal. me irrita. não tem solução.

brainstorm.

tenho três filhos. 18, 5 , 3. estão em férias. eu nunca tiro férias.

mal humor chegando lentamente. xô coisa ruim! sai pra lá.

estou indo pra praia. pegar um sol e passar umas gotinhas de água do mar atrás das orelhas.
iodo é muito bom pro mal humor.

dores de parto. 2006 está chegando.

amanhã é aniversário da minha prima-irmã christina. queria estar com ela. porém, ah! porém !existe um ex-marido que teima em ser eterno.

vou tomar sorvete de copinho azul.

tchau! tô na praia.

" What you don't have you don't need it now.
What you don't know you can feel it somehow.
What you don't have you don't need it now.You don't need it now, you don't need it now.
Was a Beautiful day..."
(beautiful day - bono vox - U2 ).
sou apaixonada por esta música. mesmo ela não tendo nada, absolutamente nada a ver com ano novo. e o verso final, não é verdade? it's a beautiful day!!!! e tudo de bom está chegando. posso sentir. falta pouco pra 2006.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

em 2006 se deus quizer eu não verei mais o mundo através de olhos alheios.

( foto by mariana newlands )

" as mulheres e as crianças são as primeiras que desistem de afundar navios."

( cartilha da cura - ana cristina cesar ).

2006 - o ano do cachorro. ontem a noite enfrentei uma insônia avassaladora. existem coisas horrorosas na vida e uma delas é ter que atravessar uma noite de insônia. pra quem tem o péssimo hábito de pensar é uma tortura chinesa ( será que os chineses são tão cruéis assim?).
durante as horas em que fritei na cama, fui tentando puxar pela memória os anos que vivi com final 6. e cheguei a uma conclusão bastante curiosa. foram todos anos extremamente importantes. anos em que verdadeiras "viradas" aconteceram na minha vida. do ano de 1966 não tenho lembrança alguma, três anos, realmente não dá. 1976, treze anos, foi o ano em que perdi minha melhor amiga; vivenciei a morte pela primeira vez e finalmente saí da redoma que me auto-protegia. 1986, vinte e três anos, engravidei da minha filha mais velha entrei pela porta dos fundos na vida adulta; descobri o quão terrível o ser humano pode ser e como havia guardada em mim uma guerreira poderosa. 1996, trinta e três anos, minha avó amada adoeceu, um câncer covarde a levou lentamente e, ao mesmo tempo re-encontrei aquele que é meu marido leandro, novas batalhas foram travadas, perdidas e vencidas. 2006, em fevereiro completarei quarenta e três anos. Perdi meu sono mas recebi um toque. em 2006 aos 43 alguma coisa acontecerá. daqui a aproximadamente trezentos e sessenta e dois dias saberei. que venha 2006!

terça-feira, dezembro 27, 2005


meu filho victor tem cinco anos. e acredito estar entrando na fase dos porquês ( ainda aprendo como utilizar o porque). o melhor deste início de fase é que ele só nos faz perguntas que não conseguimos responder. ontem à noite antes de dormir: " mãe, quem foi que fez agente? foi deus filho. e como ele faz? silêncio materno" hoje na praia, enterrado na areia quase até o pescoço: " mãe, da onde veio a areia?" silêncio materno. estou indo procurar na internet. mãe ignorante não dá.

" de que são feitos os dias?
- de pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças."
( cecília meireles).

estou indo aproveitar meu dia. a vida não leva desaforo pra casa.

sabe tudo aquilo que você deseja dizer praquela gentalha de brasília mas não sabe por onde começar? o jabor fez isso pra gente, olhá só um trecho da coluna dele hoje no o globo:

"Só nos restam as maldições
Malditos sejais, ó mentirosos, negadores, defraudadores, trampistas , intrujões, songamongas, chupistas, tartufos, sicofantas, embusteiros, trampolineiros e vigaristas, que a peste negra vos cubra de escaras pútridas, que vossas línguas mentirosas sequem e que água alguma vos dessedente, que vossas patranhas, marandubas, fraudes, carapetas, lérias e aldravices se transformem em cobras peçonhentas que se enrosquem em vossos pescoços, que entrem por vossos rabos, cus, rabiotes e fundilhos e lá depositem venenosos ovos que vos depauperem em diarréias torrenciais e devastadoras. Que vossas línguas se atrofiem em asquerosos sapos e bichos pustulentos que vos impedirão de beijar vossas amantes, prostitutas, barregãs e micheteiras que vos recebem nos lupanares de Brasília, nos prostíbulos mentais onde viveis, refocilando-se nas delícias da roubalheira. "

querem um dica? acabem a leitura na coluna do arnaldo jabor no o globo. quem sabe se todos nós a lermos com força e vontade essa gente não desapareça e nos deixe em paz. xô urucubaca!

p.s.: eu te amo jabor!



bom dia...esta é a cidade aonde vivo. cabo frio. bom dia mesmo!

segunda-feira, dezembro 26, 2005

estes são meus filhos brincando na praia. obrigada meu deus por tudo. não tenho nada a pedir. me desculpe por ser ranzinza e reclamar sem nenhum motivo. até amanhã.


hoje deveria ter sido mais uma daquelas segundas-feiras malditas da vida. foi por um triz. pra variar me estressei com a minha empregada. palpiteira já falou sobre isso e cá estou eu, sendo repetitiva e falando também. meu deus por que eu preciso de uma empregada doméstica? porque será que eu não sou uma daqueles mulheres fortaleza que acordam às seis, fazem café da manhã, arrumam a casa, preparam o almoço, cuidam vinte e quatro horas dos filhos com sorriso no rosto, vão ao banco, ao mercado, lavam , passam, preparam jantar, colocam crianças na cama e ainda transam com os maridos sem nenhum sinal de cansaço?! tá vendo? cansa só de escrever...cansa só de ler! tentei explicar pra este ser como se limpa uma casa...três horas pra limpar uma cozinha e uma sala...saída para o almoço...duas horas depois encontro minha árvore de natal no meio da sala de jantar com todos os fios das minhas lindas maçãs enroladas...não teve jeito, chamei a pessoa em questão e falei sério com ela...adivinhem o que ela faz? chora! foi a gota d'água. disse a ela que definitivamente era ela ou eu e que lágrimas não me dizem nada, principalmente aquelas. peguei meus filhos e fui pra praia. peró à tarde. meu mal humor ficou todo lá no mar. quer saber? ninguém merece meu mal humor. iodo faz bem ao espírito. não sou uma mulher fortaleza.

eu a-d-o-r-o a oprah!

2006 está chegando. pode até ser besteira mas acredito tanto nestas viradas de ano! pra mim é mais uma esperança. fechei um livro, estou começando outro. já comecei meus preparativos. 2006 pode vir quente que estou fervendo!

Ministro da Defesa de Israel defende "assassinatos seletivos . " agência efe



Corte da Líbia cancela sentença de morte de enfermeiras que teriam contaminado crianças com HIV. reuters


Veterinária diz que foi agredida e teve cabelos cortados por dona de coelha
Eu amo mais a minha coelha do que minha filha e meu marido, disse a dona do coelho.
o globo



e a música pergunta: Tell me why i don't like mondays? o natal passou graças a deus e o mundo continua a girar...quanta gente estranha.

domingo, dezembro 25, 2005


dia de natal chuvoso. preguiça infinda. acabei de assistir mensagem para você com tom hanks e meg ryan na sky, pela quinta vez. adoro este filme água com açúcar, tudo no final vai acabar bem. gosto principalmente porque toda vez que o assisto meu sonho vem à tona.
sempre sonhei em ter uma livraria como a da personagem de ryan. pequena, com livros infantis novos e antigos, pelúcias, livros de poesia e clássicos. talvez quem sabe num cantinho umas mesinhas para café, suco...um lugar para as pessoas passarem horas dos seus dias. e, nos finais de semana, contadores de histórias. tem coisa melhor que ouvir alguém contando histórias? mas, são apenas sonhos de um finalzinho de natal....

and so this is xmas....então tá. agora já é dia 25 de dezembro. comemos muito, bebemos muito, assistimos a xuxa na televisão e fomos dormir. na madrugada comemos rabanadas geladas e coca-cola na garrafa...and so this is xmas...

***

o que é melhor no natal? crianças! meu filho sanduíche passou ontem o dia inteiro me pedindo pra olhar o relógio. queria saber se faltava muito pra chegar a noite. até que o levei pra janela e mostrei que é noite quando está escuro. e ele daquele tamanho me disse: ah! tá! então vou olhar na janela mãe e não no relógio! meu filho é quase um indiozinho!. na hora do lanche natalino uma verdadeira correria gastronômica. a pressa era comer rápido pra ir para a cama rápido. milagres de papai noel. meu pequeno estava tão ancioso que desmaiou em minutos. minha caçula não se interessa muito, pra ela é sempre assim, o que vier é lucro...vamos ver a xuxa, depois a gente dorme e fomos com ela até meia noite...agradeci a Maria pela coragem e pela força que Ela me dá o ano inteiro... cochilamos...
***
com os dois devidamente desplugados descemos para colocar os presentes na árvore. silêncio por favor! que sensação boa é ver uma árvore de natal cheia de brinquedos. árvore de natal pra mim só combina com brinquedos. árvore acesa, brinquedos colocados meu marido e eu parados diante daquilo como duas crianças. nos abraçamos e choramos um pouquinho...pensamos que naquele mesmo momento não há natal para milhares de crianças no mundo inteiro e que, hoje, dia 25, milhares de pais e mães terão que explicar da forma mais doce e verdadeira que o papai noel não veio...
***
somos premiados pela vida. nossos filhos acordaram às cinco da manhã! repito: cinco da manhã!
descemos as escadas e juro por deus, me senti em um daqueles filmes americanos antigos...papai, mamãe, filhinhos descendo as escadas e descobrindo uma árvore cheia de presentes! a alegria foi tamanha que quase rolamos escadas abaixo, tudo controlado, o choque inicial. é muita informação, cores demais, caixas demais...alegria demais! papai noel veio mamãe!
***
dúvida técnica de uma mãe meio sonolenta ao meio dia. porque será meu deus que estes fabricantes de brinquedos os amarram, prendem com durex, elásticos, arames, plástico...enfim tudo! são horas para soltar os brinquedos das caixas e depois horas para montá-los...meus dedos estão doloridos de tanto desenrolar aramezinhos....mas tudo bem! meus filhos estão felizes! papai noel veio!
***
todo dia 25 é assim: silêncio de day after. não há nenhum dia seguinte o ano inteiro como o 25 de dezembro.
***
estou com muito, muito sono. 12:00 em ponto.
***
feliz natal!

sábado, dezembro 24, 2005

25 de dezembro de 1964. esta sou eu com hum ano e dez meses de idade. esta é a única foto que tenho aonde estão minha mãe, meu pai e eu. aliás é a única lembrança que tenho de natal ao lado do meu pai. e ainda tem gente que acha chato se dividir num dia como hoje entre pai e mãe. eu não tenho ninguém com quem me dividir. então é natal...

estou cada vez mais apaixonada por hugh grant.

então é natal! pois é. finalmente chegou, finalmente já está indo embora. falta pouco pra terminar esta tortura sentimental. sim, eu sei que é apenas mais um dia do ano, que não sabemos ao certo se jesus nasceu dia vinte e cinco de dezembro ou se é mais uma armação comercial, blá blá blá...a minha razão sabe tudo isso. mas vai dizer isso pra minha emoção. já estou com meu coração apertado, amarrado com fita vermelha e dourada...e ainda falta um dia inteiro...sai coisa ruim deste corpo que não te pertence!
***
onze da manhã...minha filha está ouvindo pearl jam nas alturas. ainda bem que ela não é funkeira. mãe tem sempre uma desculpa.
***
onze da manhã e meu marido dorme. ele não tem desculpa.
***
onze da manhã e meus pequenos estão na piscina, me perguntando a cada cinco minutos se papai noel já está chegando. mãe tem sempre uma explicação.
***
onze da manhã e espero ganhar os livros que pedi: diários de sylvia plath; a redoma de vidro - sylvia plath; o eu profundo e outros eus - fernando pessoa ( já que o meu antiguinho sumiu ); poemas de emily dickinson; uma casa assombrada- virgina woolf e o dvd notting hill! mullher é um bicho esperançoso.
***
onze da manhã estamos quase no meio do dia...


Santa Claus Is Comin' To Town

You better watch out
You better not cry
You better not pout I'm telling you why
Santa Claus is comin' to town
He's making a list
He's checking it twice
He's gonna find out Who's naughty or nice
Santa Claus is comin' to town
He sees you when you're sleeping
He knows when you're awake
He knows if you've been bad or good
So be good for goodness sake
So you better watch out
You better not cry
You better not pout
I'm telling you why
Santa Claus is comin' to town
The kids in girl and boyland
Will have a jubilee
They're gonna build a toyland
All around the Christmas tree
So you better watch out
You better not cry
You better not pout
I'm telling you why
Santa Claus (is comin' to town)

Feliz Natal Pra Todos, Feliz Natal para todos os que estão, estiveram e estarão por aqui. Muita Saúde, Paz e Luz. É isto que desejo para meus filhos e para meu marido. E é exatamente isto que desejo para meus amigos...afinal amigos a gente escolhe, então...FELIZ NATAL PRA TODOS!

sexta-feira, dezembro 23, 2005

esta sou eu na minha encarnação anterior...

carregaria o coração na manga.

( w. shakespeare - otelo I:I ).








( imagem: A leitora * Jean-Honoré Fragonard, 1776.)


ceia de natal é sempre um problema pra mim. acho meio absurda aquela quantidade louca de comida que após a ceia com certeza não vou ter aonde guardar. minha família é pequena, somos cinco. então acabei de tomar a decisão de que vou fazer um lanche de natal. assim mesmo...pãezinhos, um belo panettone de chocolate, rabanadas, bolo de laranja, presunto, queijo, fanta laranja, coca-cola e toddy batido pros meus pequenos...depois disto, cama! porque papai noel só vem quando estamos dormindo e a única luz que se tem em casa é a luz da árvore de natal!

o livro ' aprendendo a viver - imagens', com trechos de textos de clarice lispector, é o meu livro mágico. todos os dias eu o abro sem escolher uma página específica e a página certa, com o texto certo vem para mim:

" Depois chegara à conclusão de que ela não tinha um dia-a-dia mas sim uma vida-a-vida. e aquela vida que era sua nas madrugadas era sobrenatural com suas inúmeras luas banhando-a de um prateado líquido tão terrível." - ( clarice lispector).

eu não disse?

estou tentando me encaixar em uma das alternativas abaixo:

albinha é um tipo de mãe:
a)- italiana
b)-grega
c)-judia
d)-todas as alternativas acima

acertou quem marcou a alternativa d. de duro é ser mãe.

eu, margie simpson assistia ontem à noite, como em quase todas as noites, o jn ( sou mesmo sem vergonha ), no final do jornaleco pensei: este país é mesmo um puteiro. e tem um cafetão de quinta.

quinta-feira, dezembro 22, 2005

joaquin phoenix como johnny cash...tecla suspiro acionada

"A Caixa Econômica Federal estima em R$ 30 milhões o prêmio para o próximo sorteio da Mega-Sena, que acontecerá no dia 31 de dezembro. "

nestas coisas de sorteios, loterias, nunca ganhei absolutamente nada a não ser experiência suficiente para saber que definitivamente não tenho sorte neste ponto. mas vamos lá, você lê uma notícia desta, no que você pensa? vou jogar! vai que eu ganho! e se você ganhasse e se eu ganhasse? o que eu faria com trinta milhões de reais?! não sei...vou ali viajar um pouquinho e volto já!

meu primeiro ato de libertação talvez tenha acontecido aos sete, oito anos de idade, não sei. até mesmo porque, tenho pouquíssimas recordações da minha infância. é com certeza alguma forma de bloqueio que criei, sabe-se lá porquê. enfim, este meu primeiro ato de libertação aconteceu quando pedi a minha mãe que se separasse do meu pai. esta cena é nítida na minha memória tão pobre. o casamento dos meus pais era um daqueles enganos clássicos. isso era óbvio até para mim que era uma criança. minha mãe porém ainda estava atada a convenções sociais e colocava em meus ombros o motivo pelo qual não se separava do meu pai. acredito que esta tenha sido uma das poucas vezes que ela tenha me escutado. naquela mesma semana saímos do nosso apartamento, atravessamos a rua e fomos viver com minha avó. nunca mais fiz xixi na cama.

meu gato tom é a coisa mais querida do mundo. mas acho que estou cometendo alguns erros com ele. o bichinho come o dia inteiro! e quando a comida acaba na vasilha ele fica atrás de mim miando. será que todos os gatos são assim ou o meu tom é esfomeado mesmo?

***

será que não há nenhuma alma bondosa na produção da belíssima, com coragem suficiente para dizer que o cabelo da glória pires está o ó?! socorro gente! gloria pires meio loira, meio ruiva e com os cabelos ondulados? pelo amor de deus...e a cor do esmalte? ajudem a gloria por favor!
ontem também na belíssima, claudia abreu usava um vestido longo; até bonitinho. o caso é que a personagem estava de dia, numa oficina mecânica em são paulo...pra terminar, lá vai claudia abreu de longo pegar um ônibus básico...voltem pra grécia gente!
alguém me diga: o que é cauã raymond? hã?
***


bonjour!



















( imagem by: Jôka P. )

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Claudia Palpiteira acabou de postar para mim: ' ...ainda bem que foi convecida por seus anjos a ficar...' e ontem um dos trechos do seu post no blog era: ' o universo manda muitos sinais...'
ontem eu escrevi um texto sobre anjos. não sei exatamente o que aconteceu, mas quando apertei o publicar postagem, meu texto inteiro desapareceu! fiquei furiosa mas nem tentei re-escrever; deixei quieto e parti para outra coisa. anjos sempre foram figuras importantes na minha vida. quando menina sonhei com um anjo altíssimo, coberto por luz. foi um sonho fora do comum ( se é possível um sonho ser comum ), porque nós conversávamos mas eu simplesmente não escutava o que ele me dizia. acordei impressionada com o sonho e fui contar para minha mãe. ela disse que com certeza aquele era meu anjo da guarda e que ele apareceu no meu sonho para me provar que estaria sempre a meu lado. cresci e nunca mais sonhei com o anjo. este ano na semana do meu aniversário, sonhei novamente com um anjo. não era o mesmo. não era tão alto e não vinha coberto com tanta luz. mas era uma figura forte. longos cabelos e usava um estranho casacão de lã e pele. desta vez, eu conseguia escutá-lo mas simplesmente não compreendia uma palavra sequer do que ele me falava. era um idioma diferente de todos. acordei chorando muito. fui para a sala e chorei por horas seguidas. a sensação da presença dele permaneceu comigo durante dias, depois foi se acalmando em mim. eu acredito em anjos. sinto a presença deles. já tive provas da presença deles e de todo o amor que podem nos dar. ontem, um deles apertou o botão delete. não era o momento de falar sobre eles. hoje eu compreendi o porque. o que eles queriam me falar foi finalizado com as palavras da cláudia. eles existem e estão por toda parte. amém.




outro ditado popular meio mal educado diz que ' a inveja é uma m....!'. como tudo o que é popular, tem seu lado correto. é mesmo. sir elton john casou-se hoje com david furnish na câmara de windsor. como a alegria alheia muitas vezes incomoda os mal amados, um tablóide londrino publicou esta brincadeira acima: elton john vestido de 'noiva' sendo auxiliado por donatella versace...graças a deus elton john está além destas baixarias sem graça e de péssimo gosto. prova disto é a aliança que carrega agora na mão esquerda. god save the queen!

nova iorquinos a pé pelo segundo dia...greve de metrô e ônibus. isso aí é pinto para nós brasileiros. vai dizer que não é?!

este como todos sabem é o papa bento XVI. travestido de babbo natale. ninguém merece, só falando assim mesmo. aterrorizador! que criança vai acreditar em papai noel depois disto? socorro!

todas as noites assisto 'belíssima', e todas as noites fico emocionada com a interpretação de tony ramos como nikos; as cenas de tony com o jovem ator thiago martins são emocionantes, delicadas. belíssimas!

merci

" mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. " ( clarice lispector )

***

esta foi uma das manhãs mais felizes da minha vida. desde pequena eu sempre desejei escrever.
escrever sempre foi tudo o que eu quiz para a minha vida. a vida porém me levou por outros caminhos e eu quase acreditei que, escrever não era para mim. a alguns meses instintivamente voltei a rabiscar, escrever aqui e ali. sempre duvidando, achando que havia perdido o jeito. mas no fundo alguma coisa me dizia para continuar, ser insistente como sempre fui. e cá estou eu. exercitando minhas palavras, brincando de esconde-esconde com elas, juntando-as como num quebra-cabeças. algumas vezes sendo feliz outras infeliz com os resultados como no viver.hoje dois grandes amigos me mostraram que está valendo a pena não desistir. insistir sempre. vou continuar tentando crescer e ser melhor dia a dia. sou fiel aos meus amigos. respeito suas palavras, por isso, estarei aqui, transpirando, me esforçando para não decepcioná-los e para que com o passar do tempo, cresçamos juntos. com tudo o que a vida e as palavras tem para nos dar.
***
Jôka, Taia, eu nunca poderei agradecer o suficiente. amo vocês.
***
( imagem: moça com brinco de pérola - do pintor holandês johannes vermeer - séc. 17 )

terça-feira, dezembro 20, 2005


há um ditado que diz: a quem deus promete nada falta. deve ser este o caso da ex-bbb grazi. pelo que dizem por aí ela será o par romântico de thiago lacerda na próxima novela das oito páginas da vida. deus que me perdoe mas ele promete cada coisa!

"o essencial é saber ver,
saber ver sem estar a pensar,
saber ver quando se vê,
e nem pensar quando se vê
nem ver quando se pensa." ( fernando pessoa ).

***
preciso de tempo. tempo para mim. tempo para ficar em silêncio. tempo para escrever. tempo para rabiscar. tempo para minhas músicas. tempo para pintar meu cabelo. tempo para tomar banho quente demorado. tempo para dormir até às onze. tempo para assistir tv até de madrugada. tempo para ficar ao telefone. preciso de tempo. não de relógio.

***
levei minha filha para o estágio na agência de publicidade do marcel. espero que ela saiba aproveitar a oportunidade. espero que ela seja completamente diferente de mim.

***
minha vontade é deitar na cama agora e dormir. são três e vinte da tarde. quero dormir.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

para quando estivermos com nossas cabeças sob o travesseiro:

" for every minute you're angry, you lose sixty seconds of happiness."


hoje é segunda-feira e eu não tenho nada a dizer...

***

"Dez é como domingo. A gente pensa que domingo é o fim da semana passada, não é? Mas já é o começo da outra. A gente pensa que dez é o fim de nove, não é? Mas já é o princípio de onze." ( Clarice Lispector ).

domingo, dezembro 18, 2005

sei que ele não compreende. ele não compreende o fato de me ver sentada na frente de um computador ou rabiscando durante horas nos meus cadernos. sei que ele não compreende e mesmo assim não emite uma palavra a respeito. o incomoda o fato de estar me dedicando a algo que pertence a mim e a mais ninguém. não há partilha nestes momentos, nestas minhas horas. sei que ele não compreende. mas desta vez prefiro fingir que estou vendo o que estou vendo.

frankie goes to jail

"She gets too hungry for dinner at eight.She likes the theater and never comes late.She never bothers with people she'd hate.That's why the lady is a tramp".

No ano de 1938 frankie goes to jail. acusação? estava se relacionando com uma mulher casada. foi preso, fichado e pagou fiança para responder ao processo em liberdade...eu teria pago a fiança para ele...coitadinho!

" e em labirintos se movem
os fantasmas que persigo."
Cecília Meireles

aquele beijo que eu esperei por anos...

sábado, dezembro 17, 2005

aos treze anos me apaixonei pela primeira vez. como já disse antes, foi uma paixão platônica que me acompanhou por quase toda a adolescência. era uma paixão daquelas! bastava ele aparecer e meu coração saía pela boca, minhas pernas tremiam, era adrenalina pura! certa vez, num pretexto para passar alguns momentos sozinha com ele, inventei que queria um disco emprestado para gravar. mal sabia ele que eu tinha o tal disco. ele apareceu na minha casa, sentou-se por alguns minutos no sofá e foi embora. o disco voltou para o dono e a paixão ficou guardada por alguns anos. um belo dia, assim como veio foi embora. muitos anos se passaram como nas estórias de fadas; era dia do meu aniversário, já estava namorando o leandro e esbarrei com ele na rua. descontraída como somente uma mulher não apaixonada pode ser, disse que era meu aniversário e, conversa vai conversa vem, o famijerado dia do 'me empresta o seu disco?' veio à tona. no final da conversa ele me disse: 'ainda tenho o disco, vamos lá em casa pra eu te dar de presente.' coração disparado, pernas bambas, uau! eu tinha 14 anos novamente! esqueci que o leandro estava para chegar e fui buscar meu presente com uns vinte e cinco anos de atraso. portaria. elevador. apartamento. quando ele abriu a porta, abriu-se o passado se com ela. como eu desejei aquele momento, como eu esperei por aquele momento. e, agora ele estava acontecendo. fui entrando lentamente na sala, observando cada detalhe daquela casa que eu imaginei por tanto tempo. ele foi buscar o disco e o me entregou com um sorriso no rosto. conversamos por mais um tempo, e num determinado momento, num determinado instante ele me olhou com aquele olhar eu vou te beijar agora. enxerguei naquele olhar um desejo que eu sempre desejei. foi por um triz. chegou bem perto e eu fugi. peguei o disco e disse que estava atrasada, havia alguém esperando por mim. ele abriu a porta, me beijou o rosto. entrei sozinha no elevador abraçada ao disco. porque eu não dei aquele beijo que eu sempre desejei eu não sei. ou melhor, sei sim. se eu o beijasse, o encantamento terminaria ali. ainda estou encantada. porque no fundo a gente nunca sabe se as estórias de fada são realidade ou não.
( para marcelo pittigliani celano...que eu não sei aonde está).
(p.s: o disco, enorme de vinil, está na minha estante no meio dos meus livros. ninguém entende o que um vinil está fazendo no meio de livros...).

ai! ai! pena que não haja uma tecla suspiro!

saudades

sábado pela manhã na banca da esquina: bolota, riquinho brotoeja;
sorvete da carrocinha da rico;
álbum de figurinhas de metal dos times de futebol, único álbum que eu consegui completar;
papelaria do bairro;
biquínis do centro comercial de copacabana;
calças da billiballo;
pulseiras de acrílico colorido da mic mac;
pulseiras coloridíssimas da indian house;
hippie center em ipanema;
company da garcia com o mauro atendendo;
peter frampton comes alive
luz negra
waffle com manteiga e mel da cirandinha;
lanche no final da tarde na confeitaria colombo em copacabana;
passear de 553 pela orla; esta linha fazia todo o trajeto do leme ao leblon, pegava na porta de casa e lá ia eu;
praia do leme em dias de semana. toalha na janela. hora do almoço;
brincar de pique esconde no calçadão;
banda do leme;
roxy;
rian;
shows no parque laje;
primeiro dia de aula na puc;
perfume de essência de morango;
marcelinho com seu all star laranja e camiseta hang ten;
teteca;
primeiro disco da suzy quatro;
primeiro disco do led zeppelin;
poster gigante do david cassidy;
caloi 10;
walk man azulzinho;
comidinha da vó alba: arroz, feijão, purê de batatas; ovo frito e...carne assada;
festinhas nos finais de semana;
missa com azaração aos domingos;
volta do colégio no ônibus lotado...sion, são vicente, anglo, andrews;
renato russo;
cazuza;
blitz;
perdidos no espaço;
mary tyler moore;
jeannie é um gênio;
a família dó-ré-mi;
búzios década de 80;
batida de maracujá no oswaldo;
barzinho no alto;
cheiro de madrugada;
cheiro de maresia;
escadaria do edifício araquem;
noites cariocas - morro da urca;
baixo leblon;
marcelinho;
amigos da turma do leme;
amigos do sion;
amigos do sacre coeur;
amigos da puc;
patinação no canecão;
relógio baumme et mercier;
conversas na madrugada na esquina da minha casa;
lanche no final da noite no gordon;
castel;
crocodillos;
mikonos;
madrugadas escrevendo, escrevendo;
máquina de escrever smith-corona;
terezópolis no inverno;
leme tênis clube;
frescobol no final da tarde;
almoço no alfaces;
meditação com o kléber;
passeios de moto pela madrugada;
rodrigo, roy, marcelo;
livrinhos bobos...richard bach, carlos castaneda;
leandro pela primeira vez na praia;
e por aí vai...se me dedicar a enumerá-las, não paro mais. saudade! todo mundo tem.

pra que que serve?

gisele faturou aproximadamente em 2005, a módica quantia de 16 milhões de dólares...ela é linda mesmo. quase perfeita. mas quando você se depara com uma notícia destas o alarme dispara. êpa! será que vale a pena estudar, ler, se aperfeiçoar profissionalmente? trabalhar doze, quatorze horas por dia? pra quê? afinal, pra serve um diploma?

a sua vida vai mudar!


"O passado da estrela de "Tomb Raider" contrasta com seu momento atual de mãe adotiva e namorada comportada de um dos galãs mais cobiçados de Hollywood."

é com uma pérola desta ( fake, of course!), que a colunista do site 'dirce' termina sua matéria...agora me diga, sua vida a partir deste momento mudou não é mesmo?

sonhos de criança

um dia eu quiz ser a mary tyler moore.

tylenol

sexta-feira, dezembro 16, 2005

dia de enxaqueca. deveria ter feito muitas coisas mas não fiz. quando ela vem arrasa todo o meu dia. amanhã estarei de volta e, se deus quizer com meu cérebro por inteiro, não pela metade.

oxigênio, por favor!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

me segura que eu vou ter um troço! literalmente. acabei de ler no ' o globo': U2, no rio de janeiro talvez nos dias 21 e 22 de fevereiro. bono vox, ao vivo! este eu nunca vi e sinceramente, por este cara sou capaz de pagar o mico de ir pra porta do copacabana palace e esperar ele passar...aos 42 acho que posso me dar a este luxo: ' bono, may you me give an autograph please?'...oxigênio! por favor!

medo...fear...paura...

" Fear is that little dark room where negatives are developed."

Michael Pritchard

hoje, logo pela manhã li Jôka P. e dei de cara com os medos dele e de um monte de gente que não
conheço. descobri que os meus medos eram os medos de várias pessoas também. coisas que guardamos até agora, quando somos adultos esclarecidos (?). Eu tinha medo de palhaço, tinha medo daqueles personagens estranhos do carnaval, tinha um certo incômodo com o papai noel da sears. Mas o meu medo maior era a madrasta da branca de neve. na minha época havia uma coleção de disquinhos coloridos de vinil: era chamada coleção disquinho. minha mãe sempre me levava para comprar disquinhos no mercadinho azul, lá em copacabana. um dos títulos da coleção era 'branca de neve e os 7 anões', um disquinho duplo de cor vermelha. só escutei os dois discos uma única vez na vida...quando a bruxa má aparecia meu coração se enchia de medo. mas encontrei uma solução para ele. peguei o disquinho 2 joguei no fundo da prateleira de cima do meu armário. um dia, fazendo uma arrumação, minha mãe o encontrou. veio até mim e perguntou porque o disquinho estava lá jogado. respondi que era porque sentia medo da bruxa. ela riu muito e o guardou na capa junto com o outro. disse à ela que eu sentia medo...foi então que ela me disse que eu não precisava esconder o disco. bastava não escutá-lo; mas se fizesse assim, como iria saber o final da história? na mesma hora pegou minha vitrolinha de plástico azul e ouvimos os dois disquinhos juntas. a bruxa má não saiu do disquinho. a bruxa má não saiu do disquinho. o medo? foi parar lá no fundo da prateleira do armário. nunca mais o vi. a bruxa má não saiu do disquinho...
p.s.: anos mais tarde, meus pais se separaram. meu pai se casou novamente. a bruxa má agora era a minha madrasta. mas eu não tinha medo dela não! tudo por causa da branca de neve!

mais uma que eu gostaria de ter escrito

"...Imagem é uma coisa perigosa porque chega um ponto que ela se fixa em você e se torna real. Mas ele não mudou. Só foi adicionada a ele a dor imensa.

Mas não é isso. Não estou falando de morte. Estou falando é de vida. Morta de medo de parecer coisa de revista Nova, quando é o contrário. Rompa com a Nova. É tudo mentira! Não se prende um homem com morangos e luz de velas, se conquista com o coração. Não existem 33 tipos de orgasmo. Esqueça as 10 maneiras de dizer 'Sim'. Quando a gente é adulto, só existe um jeito de realmente sê-lo: criando suas próprias verdades. A vida é um suspirinho, como diz o poeta Francisco Alvim. "

pequeno trecho de texto de marina w. no paradoxo. êta mulher pra escrever bem!



quarta-feira, dezembro 14, 2005


pensando...pensando...pensando...pensando...

e se houvesse um mundo paralelo ao nosso?! um mundo aonde nós não perderíamos a nossa identidade, apenas viveríamos o " e se..."; um mundo aonde nós viveríamos a opção b ao invés da opção a. e se?

interfone

alô?! renato?! abre aí pra eu subir...o interfone é de um prédio qualquer em ipanema. o renato é o renato russo. bem que ele podia ainda estar lá e atender: sobe aí!

aquele texto que eu não escrevi

Filtro Solar

Pedro Bial
(Composição: Indisponível)

Senhoras e senhores da turma de 2003:Filtro solar!Nunca deixem de usar o filtro solar.Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o filtro solar!Os benefícios a longo prazo do uso de filtro solar estão provados e comprovados pela ciência;Já o resto dos meus conselhos não tem outra base confiável além de minha própria existência errante.Mas agora eu vou compartilhar esses conselhos com vocês. Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.Mas, pode crer, daqui a 20 anos, você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito - que você nem desconfia hoje em dia -quantas tantas alternativas se lhe escancaravam à sua frente,e como você realmente estava com tudo em cima.Você não está gordo! Ou gorda...Não se preocupe com o futuro.Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. As encrencas de verdade de sua vida tendem vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de uma terça feira modorrenta.Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo mesmo.Cante.Não seja leviano com o coração dos outros.Não ature gente de coração leviano.Use o fio dental.Não perca tempo com inveja.Às vezes se está por cima,às vezes por baixo.A peleja é longa e, no fim,é só você contra você mesmo.Não esqueça os elogios que receber.Esqueça as ofensas.Se conseguir isso, me ensine.Guarde as antigas cartas de amor.Jogue fora os extratos bancários velhos.Estique-se.Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida.Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.Tome bastante cálcio.Seja cuidadoso com os joelhos.Você vai sentir falta deles.Talvez você case, talvez não.Talvez tenha filhos, talvez não.Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.Faça o que fizer, não se auto-congratule de mais, nem seja severo de mais com você. As suas escolhas tem sempre metade de chance de dar certo.É assim pra todo mundo.Desfrute do seu corpo.Use-o de toda a maneira que puder, mesmo.Não tenha medo de seu corpo ou do que as outras pessoas possam achar dele.É o mais incrível instrumento que você jamais vai possuir.Dance.Mesmo que não tenha aonde além do seu próprio quarto.Leia as instruções, mesmo que não va segui-las depois.Não leia revistas de beleza. Elas só vão fazer você se achar feio.Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.Entenda que os amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando era jovem.More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.Viaje.Aceite certas verdades inescapáveis:Os preços vão subir. Os políticos vão saracotear.Você, também, vai envelhecer.E quando isso acontecer, você vai fantasiar que quando era jovem,os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes, e as crianças respeitavam os mais velhos.Respeite os mais velhos.E não espere que ninguém segure a sua barra.Talvez você arrume uma boa aposentadoria.Talvez case com um bom partido.Mas não esqueça que um dos dois pode de repente acabar.Não mexa demais nos cabelos senão quando você chegar aos 40 vai aparentar 85.Cuidado com os conselhos que comprar,mas seja paciente com aqueles que os oferecem.Conselho é uma forma de nostalgia.Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo,esfregá-lo,repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.Mas, no filtro solar, acredite.
(estava eu no meu carro quando pedro bial começa a leitura deste texto...que eu não escrevi, infelizmente. não tem jeito, todas as vezes que escuto esta leitura musical, choro, choro, choro. bem, eu acredito em filtro solar. bobinha eu né?).


reserva feita...roupinha nova...uma boa companhia...vamos jantar? te espero às nove!
até lá....
(foto by mariana newlands).









alba regina. albinha. regina.

como quase todo mundo sabe, meu nome á alba regina. tenho uma grande amiga que diz que, não somente tenho um nome duplo mas também uma personalidade. algo quase que esquizóide.
não diagnosticada é claro! tem dias que sou a albinha. albinha é uma pessoa afável, simpática, que adora conversar, e que suporta ouvir as maiores besteiras sem perder a paciência. a alba regina é aquela que gosta de ficar quieta, de preferência sozinha, lendo, escrevendo, ouvindo música, assistindo um bom programinha na tv e quem sabe, conversar um pouco ao telefone. e por último, mas não menos importante temos a regina. esta é um verdadeiro caso à parte. digamos que não consegui domesticar muito bem esta entidade. regina é pouco falante, quase tímida, não gosta de aglomerações, três já é demais, quatro só se forem muito especiais; não suporta ouvir ignorâncias, prefere seus cães a dois seres humanos medianos; enfim é aquela que muitos chamam antipática, anti-social, snob, chata...a regina não tem dado as caras com muita frequência. estava demorando. hoje estou regina. fiquem tranquilos, ela não morde! é até boazinha. só veio com pavio menor do que deveria. amanhã albinha estará de volta. para a alegria de todos.
( acabei de contar! somos três! ui! será que tem cura?! ).
...aliás, você é um só? ufa! que monotonia....

terça-feira, dezembro 13, 2005



é deste tamanho que estou me sentindo agora...até amanhã!

marcelo

estava aqui sentada. parada. totalmente inerte. pensando. só pensando. de repente me veio a imagem da primeira paixão da minha vida. doze anos. simplesmente doze anos. foi uma paixão platônica. logo, nada nunca aconteceu. crescemos juntos, nos tornamos amigos. fomos cada um para seu lado. peguei o telefone e disquei para o número que era o da casa dele. não é mais.
a esperança era encontrar do outro lado da linha, os meus doze anos.
" diferente de tudo, como tudo. "
fernando pessoa.

vamos colaborar....


a camisetinha básica aí ao lado é da grife ' daspu'. pois é, as meninas lançaram uma linha de roupas para darem uma força a ong da vida - prostituição, direitos civis, saúde. o que estas mulheres desejam é um mínimo de respeito e que seus direitos sejam assegurados. a camiseta custa vinte e cinco reais. não estou aqui fazendo apologia à prostituição, até mesmo porque como mulher só o faria se fosse lunática. nenhuma mulher em sã consciência escolhe ser prostituta porque quer, porque acha o máximo. mas sou mulher. e fui mãe solteira.
só eu sei dos preconceitos que tive que enfrentar. a humanidade é machista e mulheres tem que usar cor-de-rosa.
vou comprar uma pra mim. e você vai encarar essa?

madonna 2006

...e já estão dizendo por aí que a madonna vem também! oba!!! também assisti ao the girlie show no maracanã. carioca de sorte sou eu! e a madonna? poderosa! esta é a mulher! leandro, vamos ao show da madonna?

stones 2006



show dos stones...18 de fevereiro de 2006, quatro dias após meu aniversário. será na praia de copacabana, com certeza em frente ao copacabana palace. queria muito, muito ir.
assisti a um show deles, quando vieram ao brasil com a turnê voodoo lounge. na época ainda tinha algumas mordomias e entrei com passe especial. vi o show bem de perto. não há palavras suficientes para descrever a experiência de estar num show destes caras. é tudo maravilhoso. e, para mim, keith richards é uma entidade. o prazer que este homem sente quando está no palco é visível, nos movimentos, no rosto, na música que ele faz. quero ir ao show dos stones! vou encher minha casa de bilhetinhos pra convencer o leandro. amor! me leva no show dos stones?

...

segunda-feira, dezembro 12, 2005

antonio gades. espanhol. um dos maiores bailarinos de flamenco. por causa dele assisti bodas de sangue umas oito vezes. mais um da minha listinha os homens da minha vida...quem me dera!

2006...

2006 está quase chegando. será um ano de carnaval, copa do mundo e eleições. o grupo do time brasileiro já foi sorteado e estaremos no grupo F.
dependendo do que acontecer estaremos F literalmente.

cenas de um casamento

















algumas imagens valem mais que mil palavras...