sábado, março 17, 2007

ontem, enquanto assistia paraíso leandro se incomodou com olavo, personagem de wagner moura. incomodou-se mesmo. aliás incomoda bastante. incomoda muita gente. porque olavo é a representação da inveja. segundo o aurélio inveja é: " desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem. desejo violento de possuir o bem alheio - objeto de inveja. " olavo é também pecador. comete o quinto pecado capital : a inveja. ela, a inveja é prima-irmã do ódio. o invejoso é mais ainda um sofredor. se deixa corroer. vive em função de derrubar o outro. de ver o outro derrotado, infeliz. acho que de todos os personagens que vi até agora olavo é sem dúvida o mais humano de todos. o mais crível, o melhor até agora. ele nos mostra no horário nobre aquilo que vivemos e fingimos não viver diariamente. eu conheço vários olavos. já fui vítima de alguns. estou sendo atualmente, vítima de outra. o invejoso é um doente? um mal caráter? talvez. para mim é uma mistura dos dois. é difícil lidar com um invejoso. difícil lutar com um invejoso. difícil perceber um invejoso. porque ele não se mostra. vive na sombra. muitas vezes, na sua. por isso, wagner moura até agora é o melhor. porque não deve ser nada fácil procurar, desencavar de você aquilo que há de pior: a inveja. quem tem inveja de wagner moura?