sexta-feira, setembro 29, 2006

estou quase terminando os diários de sylvia. pois é. levei mais de mês para ler. tudo bem que é um livro grande. mas é muito mais que isso. não é fácil. por ser um diário. não é nada fácil. por ser plath. e, durante a leitura fui me dando conta que, ali nas entrelinhas, ela me dava aula.
aula de literatura. então, autores desconhecidos foram se abrindo para mim. mrs. plath me dando aula. artes plásticas quando me apresenta giorgio de chirico. klee. hoje com a internet na ponta dos dedos me chega mais esta mulher adrienne cecile rich. não. não é uma suicida. morreu de vida mesmo a alguns anos. era lésbica. lutava pelos direitos da mulher.
grande mulher. foi difícil encontrar seus textos traduzidos. estes que foram postados consegui em citações em outros blogues, todos portugueses. assim que é. comer a maçã até o fim. e lamber os dedos no final. my teacher, mrs. plath.