cabeça, tronco e membros

quinta-feira, setembro 15, 2005

tenho três filhos. Mariana. Victor. Pietra. 18,05,03. eles são absolutamente tudo na minha vida. e quando eu digo tudo é: literalmente tudo. não consigo imaginar a minha vida sem um dos três. é como se eu já tivesse nascido com eles ao meu lado. minha vida pode ser dividida em a.f. e d.f.
quando engravidei da pietra, victor era muito pequeno e mariana ia completar 15 anos.
foi um problema. mariana começou a se sentir mais ameaçada do que já estava e o victor ainda era pequeno demais, corríamos o risco do ciúmes, de regressões...quando fui fazer a segunda ultrassonografia descobrimos que era uma menina...num telão enorme lá estava minha filha e, quando nos ouviu chamar olhou diretamente para nós, abriu e fechou os olhos. choramos. nossa família estava ficando maior, mais forte e mais feliz.
um dia durante a minha gravidez mariana veio conversar com todas aquelas dúvidas que qualquer ser humano adolescente tem. haveria amor e atenção suficiente pra tanta gente?
claro que sim! peguei uma folha de papel e desenhei um desses bonequinhos fajutos de palitos...
cabeça, tronco e membros.
é assim que eu resumo meu relacionamento com meus filhos: mariana é a cabeça; victor é o tronco e pietra os membros.
possível viver na falta de um? sim.
possível viver feliz e pleno na falta de um? não.
é difícil criar filhos. criar mesmo. impor limites dizer nãos. poque na maior parte do tempo dizemos não. colocamos limites.
nosso lema em casa é: os seus direitos terminam aonde começam o do outro.
há dias de descontrole geral. mamãe de tpm, filha adolescente em crise existencial, filho sanduíche em dia de hiperatividade e filhota em dia de manha.
nesses dias a única opção é manter a calma e a respiração tranquila.
como já dizia um amigo da meditação: respira alba! respira!
estou respirando agora.
...