segunda-feira, dezembro 18, 2006



"desobediência civil: método que permite defender todo o direito que se encontra ameaçado ou violado, uma forma de pressão legítima, de protesto, de rebeldia contra as leis, atos ou decisões que ponham em risco os direitos civis, políticos ou sociais do indivído."

" será que o cidadão deve desistir de sua consciência, mesmo por um único instante e se dobrar ao legislador? por que então estará cada pessoa dotada de uma consciência? em minha opinião, devemos ser primeiramente homens, e só posteriormente súditos. cultivar o respeito às leis não é desejável no mesmo plano do respeito aos direitos. a única obrigação que tenho que assumir é fazer a qualquer momento aquilo que julgo certo. " - henry david thoreau, a desobediência civil e outros escritos.

martin luther king e gandhi eram favoráveis à desobediência civil. sobre isto gandhi falou certa vez: " a resistência civil é o meio mais eficaz de exprimir a angústia da alma e o mais eloquente para protestar contra a manutenção do poder de um estado nocivo. "

digo de peito aberto. agora mais do que nunca que sou absolutamente a favor da desobedência civil. pacífica. forte. não sei porque eu sou obrigada a pagar todos os meses, direto do meu contra cheque um pouco mais de dois mil reais de imposto de renda. gostaria de saber aonde está escrito que sou obrigada a isto. gostaria de saber se posso discordar. simplesmente dizer não. se o estado não me dá nada. absolutamente nada. estou de saco cheio. desta corja. destes ladrões. destes bandidos diplomados. pena que o nosso povo tenha sido massacrado mentalmente. ignorante. fraco. brasília é longe. foi por isso que jk colocou nossa capital lá. é longe. no meio do nada. o certo era gritar. gritar muito. alto. certo é ser desobediente. ser rebelde. dizer não. não haveria cadeia para prender milhares de pessoas honestas que só desejam ver seus direitos cumpridos. estou de saco cheio. quero dizer não. desobediência civil já. acorda minha gente!